Pesquisa indica aumento do rebanho bovino no Brasil; tecnologia auxilia para o recorde histórico

Um dos setores mais importantes e essenciais à economia brasileira é a pecuária. Índices de produtividade e números relacionados ao segmento mostram considerável avanço e caminhos promissores a serem percorridos nos próximos anos.

A última Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim de 2022, mostrou que o rebanho bovino nacional teve aumento de 3,1%, chegando a 224,6 milhões de cabeças em 2021, recorde da série histórica iniciada em 1974. A estimativa deu continuidade ao crescimento iniciado em 2019 e foi também o maior valor já projetado, superando o recorde anterior da série histórica, de 218,2 milhões em 2016.

“O destaque estadual se manteve com o estado de Mato Grosso, onde foram estimadas 32,4 milhões de cabeças – equivalentes a 14,4% do efetivo nacional. Assim como na edição anterior, em 2021 o segundo maior efetivo foi estimado no estado de Goiás (10,8%) e o terceiro no do Pará – que passou a ocupar essa posição a partir da PPM 2020 – e com mais um ano de aumento atingiu participação de 10,7% no rebanho nacional”, destacou o IBGE.

Evolução e melhor gerenciamento

Os indicadores refletem um caminho bastante promissor no segmento e os avanços tecnológicos representam números crescentes. Essa evolução inclui desde novas práticas de manejo até alternativas que vêm se destacando no setor rural brasileiro, com sistemas que contribuem com uma administração correta e resultados mais do que expressivos, ao pequeno, médio e grande produtor.

A tecnologia vem revolucionando a pecuária de cria: desde a captura e análise de dados para a geração de relatórios, até a garantia de produtividade e eficiência nos negócios.

Hoje, o produtor tem auxílio de softwares e ferramentas automatizadas e integradas, permitindo monitoramento em tempo real do local e efetivo controle da produção. Essas novas tecnologias estão transformando a pecuária no Brasil e entregando resultados nunca vistos no setor.

Com a utilização de uma tecnologia de ponta, o produtor tem vários benefícios, em especial um controle mais efetivo de seus animais, o que permite assertividade em suas decisões e investimentos mais precisos.

Os avanços são essenciais para manter a continuidade do crescimento da pecuária de cria. Os números ideais serão atingidos a partir de novos métodos para potencializar a produtividade e a gestão das propriedades rurais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *